O Projeto Paradesporto Escolar de Barra Velha terá uma representante na 1ª Etapa Nacional do Circuito Paralímpico Loterias Caixa 2025, que ocorrerá na cidade de São Paulo entre os dias 23 e 25 de maio. Luana Maria Pereira Mota representará o município na modalidade de atletismo, em uma prova chamada Petra, classe T71 — disputada por pessoas com paralisia cerebral que correm utilizando um tipo especial de triciclo chamado Petra.
A prova exige muito esforço, condicionamento físico e resistência. Luana, junto à sua dedicada equipe de professores, vem treinando intensamente. A vaga para essa etapa nacional foi conquistada em abril, durante o Meeting Paralímpico realizado em Florianópolis. Com o tempo obtido na prova dos 100 metros, Luana alcançou o índice técnico exigido e garantiu sua estreia em competições nacionais de alto rendimento no atletismo paralímpico.
A competição será sediada no Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, e contará com a presença da elite do atletismo paralímpico, incluindo campeões das Paralimpíadas de Paris.
“É uma honra e uma alegria ver que nosso projeto, ainda tão jovem e com um foco essencialmente educacional, já está apresentando resultados tão expressivos no cenário paradesportivo”, comemoram os professores César Alves e Indianara dos os, responsáveis pelos treinos de Luana. Indianara, inclusive, acompanhará a atleta nesta nova missão.
“Nossos agradecimentos vão para toda a equipe do Projeto Paradesporto Escolar da Secretaria de Educação de Barra Velha, à família da Luana, que é incansável no apoio, ao Prefeito Municipal Daniel Pontes da Cunha e à Secretária de Educação Fernanda Roberta Chagas pelo apoio incondicional ao projeto”, enfatiza Elisa K. Padilha, coordenadora do Projeto.
Atualmente, o Projeto Paradesporto Escolar atende 84 alunos — entre bebês, crianças e adolescentes em idade escolar do município.