18.4 C
Piçarras
sexta-feira 23 de maio de 2025
Entrar
Bem-vindo(a)! Entre na sua conta
Recuperar senha
Recupere sua senha
Uma senha será enviada por e-mail para você.


Divino Espírito Santo: Missa do Envio marca início das visitas da Comitiva Imperial

Foto, Felipe Franco / JC
Ouça a Matéria

No último dia 20, ocorreu a Missa do Envio da 189ª Festa do Divino Espírito Santo, da Paróquia de Nossa Senhora da Penha, marcando o início das evangelizações com a bandeira nas casas dos devotos. O casal imperial, Thiago Felício Adriano e Eduarda Manoela dos Santos Adriano, receberam as bençãos do padre Josué de Brito Souza para iniciarem a caminhada de evangelização que, neste ano, tem como tema “No Espírito Santo a esperança se faz juventude, levando alegria, paz e fortalecendo a fé”.

“Serão 98 visitas. Na cidade de Itajaí foi feito neste feriado e iniciamos também Navegantes. Após finalizarmos em Navegantes, aremos por Balneário Piçarras e finalizamos em Penha. São 14 dias sempre aos finais de semana e também no dia 01 de maio”, explica Thiago. Thiago e Eduarda são moradores do Centro de Penha. Ela é natural de Navegantes e desde pequena vive a tradição da Festa do Divino. Já ele é de família devota do Divino e tradicional de Penha.

O casal conta que “a visita da bandeira é o momento em que o imperador e a imperatriz vão nas casas dos empregados e em algumas igrejas de comunidades com seus respectivos empregados. Nas visitas vamos com a comitiva e os foliões do divino, levamos a bandeira da evangelização. O intuito das visitas é levar oração, renovar a fé e agradecer ao Divino Espírito Santo pelas graças e bênçãos recebidas”.

“Nas visitas vamos com a comitiva e os foliões do divino, levamos a bandeira da evangelização. O intuito das visitas é levar oração, renovar a fé e agradecer ao Divino Espírito Santo pelas graças e bênçãos recebidas”

Para Thiago e Eduarda serem os escolhidos do Espírito Santo como casal imperial desse ano é gratificante. “Viemos de famílias com tradição na festa, os avós maternos da Imperatriz foram coordenadores das visitas na cidade de Navegantes por muitos anos. Já a família do imperador teve a casa dos seus avós, Dona Ivone e seu Nem, por mais de 40 anos como casa imperial e teve o bisavô paterno, João Felício Adriano, coroado no ano de 1942. Além disso, teve também na família, o tio avô Pedro Leite da Rocha (Canuto), Pedro Leite da Rocha Filho, Maíra da Rocha Bressanini (Imperatriz) e Walmor José da Silva mais recentemente coroados. Além de toda essa história com a festa, sermos os escolhidos é especial por poder levar às casas a Palavra de Deus, sentir nesses momentos o poder do Espírito Santo sobre as pessoas, renovar a fé e também apresentar para muitas pessoas e jovens a nossa tradição, cultura e fé”.

O início da festa será no dia 28 maio com a missa de benção, onde haverá o hasteamento da bandeira no mastro em frente à igreja. Do dia 29 de maio ao dia 06 de junho são as datas das novenas e o tríduo festivo será dos dias 7 a 9 de junho. A coroação do Imperador ocorre na missa das 10h do dia 8 de junho. A festa será durante o Pentecostes, 50 dias depois do domingo de Páscoa e a sete dias do ato litúrgico da Ascensão de Jesus.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você