A Secretaria da Saúde da Prefeitura de Barra Velha por meio do Serviço de Assistência Especializada – SAE apresenta indicadores de alerta nos dias de combate à hepatite e descoberta do HIV.
Na última segunda e terça-feira, 19 e 20 de maio, duas doenças se destacaram em tempos de alerta e conscientização sobre as infecções sexualmente transmissíveis. O Dia Mundial de Combate à Hepatite (19/05) e o Dia da Descoberta do HIV, vírus causador da AIDS, (20/05) demonstram a necessidade de se olhar para os indicadores disponíveis e reforçar o cuidado da população.
Em Barra Velha, o setor responsável pelo acolhimento dessa demanda é o Serviço de Assistência Especializada – SAE. Localizado na Rua Carlos Maia, nº 127, no bairro Centro, o espaço oferta atendimento integral para pessoas com HIV, Hepatite, Hanseníase e Tuberculose.
A secretária da saúde, Lilian Ramos Gervasi, fala sobre a importância em se atentar a estas datas. “Apesar do mês de maio ter uma campanha específica, dessa vez optamos por orientar a população com temas mais alinhados à nossa realidade, e o trabalho feito pelo SAE é primordial para mantermos nossos munícipes saudáveis.“
O SAE funciona como um braço da Vigilância Epidemiológica na cidade. A coordenadora do setor, Angelita Lourenço, destaca o apoio do local às Unidades Básicas de Saúde – UBS dos bairros.
“Todos os meses recebemos novos pacientes, encaminhados pelas UBS, também fazemos o envio de testes rápidos para lá, facilitando o diagnóstico de novos casos”, explica Angelita.
No mês de abril foram distribuídos para as nove UBS, mais de 900 testes rápidos, destes 350 eram para detecção do HIV, 180 para a Hepatite B e 225 para a Hepatite C. No mesmo período, o local também realizou 86 consultas médicas e dispensou medicação para mais de 230 pessoas.
Para mais informações a secretaria solicita que o paciente procure o setor por whatsapp no número 47 99109-5237, pessoalmente ou na Unidade Básica de Saúde do bairro onde reside.